Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8738
Título: Sociolinguística variacionista e comunidade de fala: uma reflexão
Autor(es): Silva, Risoclécia Cruz
Palavras-chave: Sociolinguística variacionista
Teoria da variação
Comunidade de fala
Data do documento: 2014
Resumo: A comunicação na sociedade acontece na interação entre indivíduos socialmente constituídos e cristalizados nos discursos que por sua vez são materializados nos textos, sejam escritos ou orais. É objeto de reflexão neste artigo pontuar as falas de indivíduos de uma comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida (ENSA) em Pirpirituba – Paraíba para analisarmos sobre os textos orais registrados por meio de questionários. A teoria que subsidia esse estudo é a Sociolingüística Variacionista \ Teoria da Variação. O nosso norte teórico é composto pelos estudiosos citados a seguir: Bortoni-Ricardo (2008), Labov (1963), Mollica (2012) e Mussalim e Bentes (2001). Tais autores nortearam nosso estudo no sentido de compreender a importância da variação linguística como fenômeno inerente a língua que como tal é revelador de falantes de comunidades de fala. A nossa análise foi realizada através de gráficos que traduziram a variação\variedade, variantes e variáveis nas falas registradas no corpus em forma de questionário da comunidade de fala supracitada. A nossas hipóteses foram confirmadas através do arcabouço teórico da Sociolingüística Variacionista legitimados nos gráficos que retratam as estatísticas\percentuais de variação linguística nas falas dos nossos participante.
Descrição: SILVA, R. C. Sociologinguística variacionista e comunidade de fala: uma reflexão. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8738
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Risoclécia Cruz Silva.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.