Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8759
Título: Custo Brasil: a tímida atuação de empresas brasileiras nos mercados internacionais
Autor(es): Silva, Wesley Carolino da
Palavras-chave: Internacionalização
Comércio exterior
Mercado internacional
Custo Brasil
Globalização
Data do documento: 26-Jan-2014
Resumo: As estratégias de exportação têm ganhado destaque crescente no contexto empresarial e a internacionalização, tornou-se uma das respostas empresariais ao desafio da globalização. No entanto, existem algumas dificuldades que podem afetar as estratégias e expansão internacional. Destarte este artigo teve por objetivo discutir as dificuldades internas encontradas pelas empresas brasileiras que decidem internacionalizar-se. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, recorrendo a autores e pesquisadores e também ao meio eletrônico, para abordar os temas: Internacionalização e Custo Brasil. A primeira parte do artigo revê conceitos sobre internacionalização e destaca a sua importância para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país. Na segunda parte, apresenta vários entendimentos acerca do tema custo Brasil, sob a ótica de alguns autores, entendendo porque esse fenômeno interno limita a expansão do Brasil a mercados internacionais. Em sua terceira parte, este artigo apresenta os principais fatores que compõem o custo Brasil, relacionando as estruturas internas encontradas com as dificuldades vivenciadas por empresas brasileiras, para tornarem-se mais atuantes e competitivas nos mercados globais. E em sua última parte, o artigo apresenta a conclusão dos levantamentos feitos, questionando a necessidade de manutenção das estruturas internas, abrindo a oportunidade de aprofundamento destes temas.
Descrição: SILVA, W. C. da. Custo Brasil: a tímida atuação de empresas brasileiras nos mercados internacionais. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8759
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wesley Carolino da Silva.pdf470.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.