Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8814
Título: Análise do sistema de (PCP) planejamento e controle de produção em uma média indústria: o caso da metalúrgica "alfa"
Autor(es): Costa, Carlos Henrique de Farias
Palavras-chave: Planejamento
Controle de produção
Avaliação de desempenho
PCP
Manufatura
Data do documento: 1-Dez-2015
Resumo: O avanço da competitividade global influencia, cada vez mais, as organizações a buscarem diferenciais competitivos sustentáveis. Nesse contexto atual, em que se aumentam as evidências do papel da administração, os princípios de planejar, organizar, dirigir e controlar permeiam o contexto empresarial. Nessas prerrogativas, a manufatura exerce uma grande parcela como objeto de estudo na busca destas vantagens e um ponto crucial é o sistema/setor de PCP (Planejamento e Controle de Produção), o qual é responsável por captar todas as informações dos setores produtivos e dos demais setores que sejam pertinentes à produção, bem como e emitir informação através de planejamento, relatórios, ordens de produção, entre outros. Em busca de analisar como se dá o processo de PCP numa indústria de médio porte, o presente trabalho analisou uma Metalúrgica através de uma metodologia de caráter exploratório e cunho descritivo com abordagem quanti-qualitativa, bibliográfica e documental com análise de conteúdo. Após a análise de dados, constatou-se uma forte variação entre quantidade planejada e quantidade produzida e que esta apresenta oscilações em relação ao consumo, as quais são os principais fatores influenciadores na análise de produção. Foi desenvolvida uma planilha, através do software MS Excel, a fim de diminuir essas diferenças, visando balancear o planejamento, a execução e o consumo; auxiliando a simular planejamentos com mais agilidades e possibilitando a criação de cenários futuros com maior segurança e maior nível de atualização de dados.
Descrição: COSTA, C. H. de F. Análise do sistema de (PCP) planejamento e controle de produção em uma média indústria: o caso da metalúrgica "alfa". 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8814
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Henrique de Farias Costa.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.