Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8849
Título: Um estudo de caso da aversão da disciplina de Física numa escola da rede estadual da Paraíba
Autor(es): Assis, Valdegilton Daniel de
Palavras-chave: Ensino de Física
Formação de professores
Ensino Médio
Data do documento: 2014
Resumo: A física no ensino médio deveria despertar nos estudantes um senso de curiosidade e investigação, pois a mesma trata de analisar, estudar e compreender os fenômenos que ocorrem no nosso dia a dia. No entanto, a física apresenta-se como uma disciplina complexa, considerada, por alguns professores, difícil de ser ensinada e, por grande parte dos alunos, de ser entendida. O presente trabalho tem como finalidade analisar a opinião dos estudantes e também dos professores sobre aversão da disciplina de física numa escola da rede estadual da Paraíba e desta forma buscar investigar as principais dificuldades para a aprendizagem de Física no ensino médio. Para a realização da pesquisa fez-se uso de questionários para que alunos e professores pudessem apresentar as diversidades encontradas nesta etapa escolar. Diante disso, nossa pesquisa caracteriza-se primeiramente como qualitativa, e a abordagem metodológica é o estudo de caso, pois, aborda um contexto específico, aversão da física em uma escola pública do estado. Para os alunos as principais dificuldades encontradas para a aprendizagem da física estão relacionadas aos conceitos e definições de determinados conteúdos e a utilização da linguagem matemática. Para os professores temos que a carga horária semanal em sala de aula não é suficiente para trabalhar os conteúdos planejados e ausência de atividades experimentais.
Descrição: ASSIS, Valdegilton Daniel de. Um estudo de caso da aversão da disciplina de Física numa escola da rede estadual da Paraíba. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8849
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - VALDEGILTON DANIEL DE ASSIS.pdf620.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.