Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8865
Título: Um olhar sobre o ensino superior em Guarabira - PB: da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras-FAFIG ao Centro de Humanidades-Guarabira-PB Campus III UEPB
Autor(es): Evangelista, Maria José Inácio
Palavras-chave: Ensino Superior
Ensino Superior - Guarabira
UEPB - História
Data do documento: 2015
Resumo: A pesquisa aborda cronologicamente a origem da Instituição Faculdade de Filosofia Ciências e Letras-FAFIG Guarabira-PB, e sua importância para o Estado da Paraíba e Rio Grande do Norte onde pela localização o município se tornou um polo abrangente de ações educacionais oferecendo a formação a mais de 300 mil habitantes e a interiorização do ensino superior defendido pelos governos Estadual e Federal. A pesquisa objetiva analisar a trajetória do ensino superior em Guarabira-PB, a partir da Fundação Educacional de Guarabira-FEG mantenedora da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarabira -FAFIG e atualmente Centro de Humanidades da UEPB-Campus III, no período de (1967 a 1987). Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores, ex-professores, profissionais e ex-alunos, que atuaram na implantação da FAFIG. Utilizou-se documentação de arquivos da FAFIG, IBGE, Cartório, Câmara Municipal, Prefeitura de Guarabira e registros fotográficos da época, além de referências bibliográficas e jornalísticos. Para o cruzamento dos dados foram usadas as entrevistas concedidas e usamos o método da história oral. Para discutir os resultados foram organizadas as citações dos entrevistados discorrendo sobre a trajetória da FAFIG no tempo mencionado. O processo para a criação da FAFIG realizou-se fora do âmbito local, estendendo-se a algumas instituições na Paraíba e ao Ministério da Educação e Cultura em Brasília o que resultou na sua legalização. No percurso existiram grandes dificuldades financeiras e documentais além da falta de pessoal e profissional com conhecimentos na criação de uma instituição universitária. A regularização necessitou da força política para acelerar o processo de criação, o que motivou os políticos da região de Guarabira-PB, sobretudo, porque havia a necessidade de interiorizar o ensino superior visto que estava localizado nos grandes centros urbanos do país. Portanto, o ensino implantado apenas para a licenciatura curta, atendia a necessidade do momento que era profissionalização para o ensino médio dos professores existentes nesta região.
Descrição: EVANGELISTA, M. J. I. Um olhar sobre o ensino superior em Guarabira-PB: da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras-FAFIG ao Centro de Humanidades- Campus III UEPB. 2015. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8865
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Inácio Evangelista.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.