Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8890
Título: Evidenciação contábil: um estudo da conformidade das empresas de construção cívil listadas na BM&FBOVESPA ao arrendamento mercantil financeiro preconizado no CPC 06(R1)
Autor(es): Bezerra, Elenildo Santos
Palavras-chave: Evidenciação contábil
Arrendamento mercantil
CPC 06
Empresa de construção cívil
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a conformidade da evidenciação de arrendamentos mercantis financeiros preconizado no CPC 06 (R1) em empresas arrendatárias listadas no setor de Construção Civil da BM&FBovespa entre os anos de 2010 a 2013. A metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e de natureza quanti-qualitativa. A obtenção e análise dos dados foram a partir da leitura das notas explicativas divulgadas pelas empresas objeto de estudo e aplicação de um check-list baseado no item 31 do CPC 06 (R1) – Operações de Arrendamento Mercantil. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos itens estabelecidos na norma não são cumpridos pelas empresas que operam com este ativo, principalmente os itens que se referem a acordos, pagamentos contingentes e de subarrendamentos. Além disso, o nível de evidenciação individual de cada empresa, no geral, não ultrapassa os 25% de conformidade, a exceção é a MRV Engenharia e Participações S.A que nos três primeiros anos do estudo atendeu 100% dos itens do check-list e no ano de 2013 apresentou diminuição no índice de divulgação destes dados, decrescendo para 55% de conformidade. Ainda foi possível observar que a variação da evidenciação por itens do check-list e individualmente por empresas quase não ocorreu. Assim, pode-se inferir que ainda há um desafio a ser cumprido pelas empresas arrendatárias no processo de evidenciação de seus arrendamentos mercantis financeiros, de modo a divulgá-los da maneira correta, observando o que está preconizado no CPC 06 (R1), a fim de melhorar as informações para os stakeholders.
Descrição: BEZERRA, E. S. Evidenciação contábil: um estudo da conformidade das empresas de construção civil listadas na BM&FBOVESPA ao arrendamento mercantil financeiro preconizado no CPC 06(R1). 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8890
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elenildo Santos Bezerra.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.