Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8891
Título: Influência do Goodwill no desempenho econômico-financeiro das empresas combinadas
Autor(es): Costa, Ingrid Laís de Sena
Palavras-chave: Combinação de negócios
Goodwill
Desempenho econômico-financeiro
Data do documento: 2015
Resumo: As operações de combinação de negócios são processos complexos e dinâmicos que resultam na obtenção de controle, sendo comum que alguns deles resultem em ágio na aquisição do investimento, de caráter permanente, denominado de goodwill, gerado por expectativa de rentabilidade futura. O estudo objetivou analisar se houve melhoria no desempenho econômico-financeiro das empresas combinadas que resultaram em goodwill. A metodologia empregada classifica-se como descritiva, quanto aos objetivos, e quantitativa, quanto à natureza. Utilizou-se modelo de verificação de desempenho econômico-financeiro aplicado por Camargos e Barbosa (2010). Identificaram-se 20 instituições do setor financeiro que realizaram processos de reestruturação de negócios, entre 2008 e 2014, que geraram ágio, compondo a amostra da pesquisa. Essas 20 instituições realizaram 47 processos, envolvendo 68 empresas, sendo 20 adquirentes, 44 adquiridas e 5 fusões. Os resultados indicaram que houve um desgaste da situação financeira das empresas após a reestruturação devido à redução da capacidade de pagamento das empresas e do alto índice de endividamento apresentado por elas. Com relação à situação econômica das empresas, identificou-se uma melhora discreta da rentabilidade e a criação de sinergias, mas sem significância estatística.
Descrição: COSTA, I. L. de S. Influência do Goodwill no desempenho econômico-financeiro das empresas combinadas. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8891
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingrid Laís de Sena Costa.pdf479.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.