Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8947
Título: Estudo comparativo de manejos e usos de sistemas de captação de água de chuva em cisternas e da percepção da qualidade da água em comunidades do sertão e do cariri paraibano
Autor(es): Silva, Albertina de Farias
Palavras-chave: Qualidade da água
Cisternas
Água pluvial
Armazenamento de água
Data do documento: 17-Mar-2013
Resumo: Nesta pesquisa objetivou-se estudar como comunidades dispersas da zona rural do semiárido paraibano (cariri e sertão) conservam e manejam os sistemas de captação e armazenamento de água de chuva em cisternas, conhecer a percepção dos usuários da relação entre qualidade da água – saúde - qualidade de vida e, se fazem uso de sua liberdade em relação à água para exercer sua cidadania, propostas iniciais do P1MC. A pesquisa foi desenvolvida em 4 etapas: aproximação às comunidades, observação e coleta, entrevistas e estudos de documentação. Os resultados mostraram semelhanças socioeconômicas em ambas as regiões: predominância de famílias com menos de 5 membros (92,31%); renda variável em torno de um a dois salários mínimos dependentes da bolsa família e de aposentadoria, complementados com a pequena agricultura; nível de educação formal predominante nos chefes de famílias: fundamental incompleto, escassas crianças menores de 5 anos (controle de natalidade) e poucos adolescentes e adultos jovens (estudando e/ou trabalhando nas cidades próximas). A gestão das águas mostra-se complexa, visto que as famílias usam as águas de chuvas armazenadas nas cisternas para beber no sertão, no município de São José de Espinharas todas as famílias tem água encanada em suas residências, proveniente dos poços, no entanto, essa água não é tratada, pois ela segue pela tubulação com a mesma qualidade com que ela é extraída de sua origem. Porém, apesar de constar água na torneira, eles ainda asseguram o armazenamento guardando água em caixas d‟água, tonéis, baldes, entre outros recipientes. Os dados sobre o nível educacional dos chefes de família é semelhante aos obtidos em São João do Cariri. Verificou-se a incidência de 22,3% de analfabetismo naquele município. Concluiu-se que os procedimentos e condutas semelhantes na manutenção, no manejo e no uso dos sistemas de captação e armazenamento de água de chuva, assim como da percepção do “bem água” no Sertão e no Cariri paraibanos indicando saberes e não saberes arraigados na população beneficiada com cisternas.
Descrição: SILVA, A. de F. Estudo comparativo de manejos e usos de sistemas de captação de água de chuva em cisternas e da percepção da qualidade da água em comunidades do sertão e do cariri paraibano. 2013. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8947
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Albertina de Farias Silva.pdfPDF - Albertina de Farias Silva1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.