Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8978
Título: Diagnóstico das dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1º ano no ensino do conteúdo de tabela periódica: Um estudo de caso
Autor(es): Mariano, Marinaldo Lino
Palavras-chave: Ensino de Química
Dificuldades de aprendizagem
Tabela Periódica
Data do documento: 19-Dez-2014
Resumo: Nos dias atuais os conhecimentos trabalhados no ensino da Química precisam auxiliar na construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, contribuindo para que o indivíduo se encontre como participante do meio em que atua de tal forma que o aluno possa utilizar-se de seus conceitos para interagir com o cotidiano relacionando o desenvolvimento tecnológico aos diferentes aspectos da vida em sociedade. Muitos estudos revelam que no Ensino de Química, os estudantes apresentam muitas dificuldades de aprendizagem, que podem está relacionadas a diversos fatores tais como: o estilo da aprendizagem, a capacidade do estudante para organizar e processar as informações, a natureza da própria ciência e principalmente o estilo de ensino adotado por muitos professores. Neste sentido, o método de avaliação com características baseadas no modelo transmissão-recepção, encontra-se muito presente na atualidade, contribuindo para que os estudantes memorizem definições, leis isoladas, fórmulas, nomenclaturas, sem qualquer relação com o contexto de vida deles, não contribuindo para promover a alfabetização científica dos indivíduos elencada pelos documentos referenciais curriculares nacionais na atualidade. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam na aprendizagem do conteúdo de tabela periódica em turmas do 1° ano do ensino médio de uma escola pública do município de Esperança - PB. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram duas turmas do1º do Ensino Médio, resultando num total de 48 alunos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados 2 questionários, no qual o primeiro tinha como objetivo realizar um diagnóstico do ensino de química trabalhado na escola pesquisada e em particular no estudo da tabela periódica. O segundo questionário tinha o propósito de avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o conteúdo de tabela periódica. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011) e gráficos do Excel. Os resultados apontam que os alunos apresentam muitas dificuldades de aprendizagem de ordem conceitual frente ao conteúdo de tabela periódica. Além disso, é possível perceber que outros fatores provocam essas dificuldades tais como: o ensino baseado no modelo transmissão-recepção adotado pelo professor da disciplina, a falta de espaço físico para inclusão de novas estratégias didáticas e metodológicas, etc.
Descrição: MARIANO, M. L. Diagnóstico das dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1º ano no ensino do conteúdo de tabela periódica: Um estudo de caso. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8978
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marinaldo Lino Mariano.pdfPDF - Marinaldo Lino Mariano779.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.