Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8995
Título: Relato de casos ameloblastoma: Existe consenso entre suas formas de tratamento
Autor(es): Santos Júnior, Cláudio Pereira dos
Palavras-chave: Ameloblastoma
Diagnóstico odontológico
Tumor odontológico
Neoplasia bucal
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: O ameloblastoma é uma neoplasia benigna de origem epitelial que pode ser localmente invasivo, acomete os ossos do complexo maxilomandibular, constituindo o tumor odontogênico de maior significado clínico. Podem ser classificados em unicísticos, sólidos ou multicístico e periféricos. A forma multiloculada representa 85% dos casos, o ameloblastoma unicístico corresponde a 14% dos casos investigados, já o ameloblastoma periférico é mais raro, representando 1% dos casos. O ameloblastoma acomete principalmente adultos jovens, entre a terceira e quarta década de vida, sem predileção por sexo. Geralmente é assintomático em estágios iniciais, o que implica diagnóstico tardio, quando o tumor já atingiu grandes proporções, dentre os sintomas mais comuns estão o aumento de volume, dor e desconforto local, podendo apresentar parestesia ou infecção secundária. O diagnóstico definitivo é obtido por meio de exame histológico. Mas os achados clínicos e estudos por imagem, através de radiografias panorâmicas e tomografia computadorizada colaboram para o diagnóstico. A literatura descreve variadas formas de tratamento, com propostas de métodos mais conservadores, como marsupialização, enucleação e curetagem, e propostas mais radicais, com ressecções marginais, segmentares ou mesmo desarticulação mandibular. Trata-se de dois relatos de casos que tem por finalidade apresentar o estudo clínico cirúrgico do ameloblastoma onde um foi tratado de forma conservadora e o outro tratado de forma radical, na qual foi realizada a analogia entre as duas formas de tratamento buscando o consenso para a melhor forma de abordagem sob o ponto de vista da literatura estudada.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, C. P. dos. Relato de casos ameloblastoma: Existe consenso entre suas formas de tratamento. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8995
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudio Pereira dos Santos Júnior.pdfPDF - Cláudio Pereira dos Santos Júnior666.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.