Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9017
Título: Avaliar para tratar feridas: Critérios de conduta do enfermeiro intensivista
Autor(es): Ramos, Raenilson Araújo
Palavras-chave: Assistência de Enfermagem
Prevenção de feridas
Tratamento de feridas
Curativo
Data do documento: 3-Dez-2014
Resumo: Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) as feridas encontram-se cada vez mais presentes, o enfermeiro é responsável pelo tratamento e prevenção de feridas, devendo, no contexto de suas competências profissionais, avaliá-las, prescrever os cuidados e o tratamento mais adequado, orientar o paciente e/ou seus familiares, supervisionar a sua equipe na realização de curativos e possuir conhecimento científico e habilidades no manejo das lesões. A presente pesquisa tem como objetivo identificar os critérios utilizados pelos enfermeiros intensivistas para avaliação das feridas mais frequente encontradas nos pacientes da UTI e, verificar qual a conduta proposta pelos enfermeiros para o tratamento das feridas identificadas. Esta é uma pesquisa quantitativa realizada em uma UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande-PB, sendo desenvolvida com 17 enfermeiros da unidade. Os dados foram tabelados com frequência simples e posteriormente discutidos. Verificou-se que a maioria dos enfermeiros avaliados foi do sexo feminino. Todos os participantes da pesquisa afirmaram que a CCIH e/ou Comissão de Curativos não tem cronograma de treinamento para o cuidado com feridas. Os 58,82% entrevistados afirmaram não haver protocolo para o tratamento de feridas. Os critérios utilizados para a escolha do tratamento foram o exsudato (com 52,94%) seguido pelos sinais flogísticos (35,29%) e o tecido, o tamanho e a localização da ferida (29,41%). E, todos os enfermeiros afirmaram como tratamento a solução fisiológica a 0,9%, o AGE e medicações prescritas. Enfim, este estudo aponta para uma pratica da enfermagem ainda focada somente na limpeza, como historicamente ela aprendeu, ao executar um curativo básico e que, ainda falta segurança, conhecimento e preparo na avaliação mais aprofundada gerando tomada de decisão adequada quanto à avaliação e ao tratamento de feridas.
Descrição: RAMOS, R. A. Avaliar para tratar feridas: Critérios de conduta do enfermeiro intensivista. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9017
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raenilson Araújo Ramos.pdfPDF - Raenilson Araújo Ramos504.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.