Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9047
Título: Levantamento e distribuição de macrófitas aquáticas na Paraíba
Autor(es): Falcão, Geísa Guedes
Palavras-chave: Herbário
Florístico
Buscador on-line
Data do documento: 10-Jul-2014
Resumo: As macrófitas aquáticas são plantas, que vivem na água ou sobre a água, ou ainda, plantas de margem que têm relação com a água em abundância. Desempenham um importante papel nos ecossistemas aquáticos, atuando como produtores primários e servindo como local de abrigo e alimentação para uma fauna diversificada. Assim, diante da importância ecológica das macrófitas aquáticas, este estudo tem como objetivo, realizar um levantamento das espécies de macrófitas aquáticas, depositadas em herbário, utilizando também dados de literaturas publicadas, com o intuito de conhecer a diversidade de macrófitas aquáticas do estado. Para a coleta dos dados foram utilizados o species link de coleções biológicas. Após o levantamento das espécies, os nomes foram confirmados através do site “Flora do Brasil”. Para verificar a similaridade da composição florística das diferentes macrorregiões foi submetida uma análise de cluster; as espécies foram submetidas ao índice de Jaccard. Encontrou-se o registro de 236 espécies, 154 gêneros e 56 famílias das quais as Cyperaceae predominaram com representação de 20,33% das espécies; a forma biológica predominante foi a anfíbia com registro de 155 espécies, sendo a zona da mata, a região que apresentou o maior número de espécies (182 spp.). A partir desse resultado, pôde-se concluir que há uma, predominância da família Cyperaceae, em todas as mesorregiões, devido a sua adaptação a diversos ambientes; uma especificidade de anfíbias na mesorregião da mata e agreste; e no sertão uma especificidade de plantas emergentes e submersas.
Descrição: FALCÃO, G. G. Levantamento e distribuição de macrófitas aquáticas na Paraíba. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9047
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geísa Guedes Falcão.pdfGeísa Guedes Falcão977.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.