Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9065
Título: Educação para a preservação do patrimônio escolar: retalhos históricos do Estadual da Prata
Autor(es): Silva, José Reneudo da
Palavras-chave: Educação
Patrimônio
Preservação
Estadual da Prata
Data do documento: 29-Nov-2014
Resumo: Esta pesquisa nasceu de um projeto didático que foi, ao longo dos anos, tomando uma proporção cada vez maior, alimentada pelo sonho de criar uma exposição permanente sobre a história da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, e sua relevância para a educação campinense e paraibana. Nela, procuramos apresentar os procedimentos que adotamos para a criação de um espaço na escola para a exibição dos materiais coletados durante a pesquisa e o resultado do esforço conjunto de professores, alunos e outros participantes na promoção da preservação do patrimônio escolar. Para tanto, ao fundamentar este projeto, empreendemos uma reflexão sobre História, Memória e Identidade, a partir dos estudos deCruz (1993), Le Goff (2000), Halbwachs (1990) e Horta (2005), para então, embasados nas abordagens de Oriá (2001) e nos documentos oficiais do Governo Federal, discorrer sobre Patrimônio Cultural e Preservação Patrimonial. Por conseguinte,apresentamos nossa proposta de educação para preservação do patrimônio da escola supra, além do levantamento histórico realizado por alunos e professores e da demonstração,em fotos, da execução deste projeto.
Descrição: SILVA, José Reneudo da. Educação para a preservação do patrimônio escolar: retalhos históricos do Estadual da Prata. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9065
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ RENEUDO DA SILVA.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.