Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9097
Título: Qualidade de vida no trabalho: análise na percepção dos colaboradores do Itaú Unibanco, agência - 8497, em Campina Grande - PB
Autor(es): Lima, Tatiana Cardoso de
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
QVT
Modelo de Walton
Agência bancária
Sistema bancário
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: No contexto atual das instituições financeiras, a busca pela qualidade de vida no trabalho (QVT) tem sido quase uma obrigação. Por outro lado, as mudanças no sistema bancário têm levado à diminuição do quadro de funcionários, ao aumento significativo da carga de trabalho, serviços, responsabilidades e metas atribuídas aos colaboradores. Todas essas transformações repercutem na saúde de forma geral dos funcionários e as instituições buscam oferecer programas de QVT, visando amenizar os danos causados pelo trabalho. Neste contexto, este artigo teve como objetivo analisar o nível de satisfação dos colaboradores, com relação a QVT, no Itaú Unibanco S/A, agência 8497, em Campina Grande - PB. Caracterizou-se como estudo de caso, acompanhado de pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo. O método adotado foi o quantitativo. O instrumento foi um questionário, composto por três questões relacionadas ao perfil socioeconômico e vinte e três baseadas no modelo de Walton (1983), distribuídas em 08 fatores. Para mensurar os resultados da pesquisa utilizou-se a escala Likert, adaptada para três categorias: concordância, neutralidade e discordância. Nos resultados, em cinco fatores houve concordância; entretanto em três, verificou-se, em um, um percentual mais elevado de concordância e em outro de discordância, mas que não atingiu a maioria, e em outro apenas metade dos pesquisados concordou. Apesar dos resultados serem favoráveis, espera-se que sejam envidados esforços para a criação de novos projetos em QVT, e que venham melhorar cada vez mais o nível de satisfação dos colaboradores.
Descrição: LIMA, T. C. de. Qualidade de vida no trabalho: análise na percepção dos colaboradores do Itaú Unibanco, agência - 8497, em Campina Grande - PB. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9097
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Cardoso de Lima.pdf928.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.