Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9108
Título: Reflexiones sobre El Lazarillo de Tormes: la cuestión religiosa y moral
Autor(es): Tavares, Renaly Guedes
Palavras-chave: Literatura Espanhola
Erasmismo
Corrente Ideológica
Moral Cristã
Data do documento: 8-Dez-2014
Resumo: Geralmente a literatura picaresca e, em particular, Lazarillo de Tormes é vista como uma forma de criticar a igreja do século XVI, a luz da reforma protestante. Este artigo é uma 25 leitura de Lazarillo de um ponto de vista da religião católica do século XVI. A partir desse ponto será possível relacionar esta novela picaresca com outras obras literárias nascidas com os movimentos moralistas que, a partir do erasmismo, defendem uma reforma moral da igreja e, por conseguinte, da sociedade. Com estas bases, o Lazarillo será analisado para mostrar que em uma primeira leitura, a obra picaresca em analises, reflete os valores negativos que a sociedade adquiriu a partir da igreja para depois entender, em analises sucessivas que será o objetivo de nosso trabalho, demonstrar que o Lazarillo implica a defesa de uma moral Cristiana com base na imitação de Cristo e não uma crítica como muitos estudiosos pensam. Nosso estudo será guiado pelos os textos de Asensio (1959) e Bataillon (1950) sobre a moral cristiana e de Rico (1967) sobre os problemas de Lazarillo de Tormes.
Descrição: Tavares, R. G. Reflexiones sobre El Lazarillo de Tormes: la cuestión religiosa y moral. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9108
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renaly Guedes Tavares.pdf750.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.