Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9110
Título: La experiencia y la sensación del amor: un análisis sobre la literatura mística de Santa Teresa de Jesús y San Juan de La Cruz
Autor(es): Silva, Giancarlo de Souza
Palavras-chave: Análise Literária
Misticismo
Literatura Mística
Amor
Data do documento: 11-Dez-2014
Resumo: O Misticismo é uma corrente filosófica religiosa existente em diversas religiões como hinduísmo, judaísmo, budismo y cristianismo. É uma experiência pessoal com uma divindade através da prática da contemplação e oração. Na Espanha, a literatura mística cristã se desenvolveu no século XVI graças aos escritos de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do Libro de la Vida de Santa Teresa de Jesus e da obra Noche Oscura del Alma de São João da Cruz, identificando as principais experiências e sensações do amor presentes nas obras, descrevendo as características das mesmas, observando se elas sofreram influências das práticas religiosas dos autores. Este estudo é relevante, pois existem poucas investigações sobre este tipo de literatura que é cheia de simbologia e de recursos literários importantes. Na análise, destacamos os estudos de Sesé (1995), Tanquerey (1948), Graef (1970), Maya (2004), Gutiérrez (2003), Millán (2013), Kindelán (1999), García (2001) y Hatzfeld (1962), entre outros. A partir de fragmentos dos livros em estudo, fizemos uma análise, baseada nos referenciais teóricos, destacando a experiência do amor de Santa Teresa de Jesus y de São João da Cruz para poder responder às perguntas propostas na problematização. As características mais fortes da presença e influência do amor de Deus nos escritos dos dois autores foram expostas na análise. A representação do amor em Santa Teresa foi dividida em três etapas: a busca por Deus, as núpcias e a consumação. Já na obra de São João, o amor é expresso através das três vias que são utilizadas para chegar a Deus: purgativa, iluminativa e unitiva. A criação literária de Santa Teresa e de São João foi influenciada pelo amor de Deus e devido também às experiências místicas deles. Nos textos, não há como separar o amor que sentiam por seu Senhor das obras que escreveram.
Descrição: Silva, G. de S. La experiencia y la sensación del amor: un análisis sobre la literatura mística de Santa Teresa de Jesús y San Juan de La Cruz. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9110
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giancarlo de Souza Silva.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.