Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9118
Título: O ensino de língua inglesa através de um conto literário: desafios de um projeto do PIBID com alunos do ensino fundamental de uma escola pública
Autor(es): Silva Neta, Rozilda Gondim da
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa
Gêneros Textuais
Conto Literário
Ensino Fundamental
Data do documento: 2-Dez-2014
Resumo: Ao considerarmos a realidade escolar pública no Brasil, sabe-se que inúmeras dificuldades são enfrentadas por professores de Língua Inglesa (LI) referente a propostas de ensino que objetivem o desenvolvimento de habilidades linguísticas e produções de gêneros textuais que geralmente não são trabalhadas devido a determinados fatores, quais sejam: carga horária reservada para o ensino de LI reduzida; salas superlotadas e falta de preparação de alguns professores para desenvolver trabalhos inovadores. Ademais, em alguns casos, o ensino da literatura visando à produção de gêneros textuais não faz parte do planejamento de ensino de LI de alguns professores. Partindo disto, tendo como base alguns desafios vivenciados durante a aplicação de um projeto realizado por graduandos do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em uma turma de ensino fundamental II, desenvolvemos esta pesquisa caracterizada como um estudo de caso com o objetivo geral de investigar sobre os fatores que influenciam no trabalho docente baseado em gêneros textuais (conto literário e peça teatral de fantoches) com apoio de uma Sequência Didática (SD), em uma turma de ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de CG/PB. Para alcançar o nosso objetivo de pesquisa, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar quais fatores interferem no trabalho docente com base na produção de gêneros textuais em LI; (ii) avaliar de que forma ocorre essa interferência; e (iii) classificar de que forma esses fatores interferem neste processo, seja positiva ou negativamente. Como aporte epistemológico, versamos sobre teorias relacionadas: (i) aos gêneros textuais com os PCNs (BRASIL, 1998) do ensino fundamental e Celani (2009); (ii) à proposta de ensino-aprendizagem de LI por meio de gêneros textuais através da SD com Dolz et.al (2004), Fiorin (2006), Pinto (2007), Marchuschi (2008) e Beato-Canato e Cristóvão (2012); (iii) à proposição do ensino de LI através de textos literários na perspectiva de produção de gêneros textuais segundo Aebersold e Field (1997) e Batista (2012) e; (iv) aos fatores que devem ser considerados no processo de ensino- aprendizagem de LI e produção de gêneros textuais para Harmer (1983), Williams e Burden (1997) e Brown (2007). Em conclusão a esta pesquisa, verificamos três fatores que contribuem para dificultar o processo de ensino-aprendizagem da LI com gêneros textuais, quais sejam: faixa etária, motivação e nível linguístico. Devido a esta realidade, apresentamos resultados parcialmente positivos quanto ao ensino e aprendizagem dos conteúdos propostos, uma vez que alcançamos a produção de apenas um dos gêneros textuais objetivados no projeto.
Descrição: Silva Neta, R. G. da. O ensino de língua inglesa através de um conto literário: desafios de um projeto do PIBID com alunos do ensino fundamental de uma escola pública. 2014. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9118
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rozilda Gondim da Silva Neta.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.