Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9120
Título: A alma em abismo: uma análise psicanalítica do subjetivismo de Mário de Sá-Carneiro, em "Dispersão"
Autor(es): Vidal, Eduarda de Fátima Dantas
Palavras-chave: Psicanálise
Dispersão
Mário de Sá-Carneiro
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: Mário de Sá-Carneiro, um dos grandes poetas e mais significativos do Modernismo em Portugal, destaca-se, principalmente, pela sua singularidade do estar e do sentir insatisfações pela vida. Por apresentar uma poesia subjetiva, o eu-lírico muitas vezes se confunde com o verdadeiro estado de alma do poeta, é um “eu” que dialoga consigo mesmo e que permite viver grandes intensidades, desde as extravagâncias sentimentais ao recolhimento absoluto de uma alma decadente. Através do poema “Dispersão”, podere-se constatar a presença do autor e do eu-lírico se relacionando homogeneamente, e de como a Pulsão de Morte, que advém do aparelho psíquico, se manifesta em Mario de Sá-Carneiro. À luz da psicanálise de Freud (1974), observaremos o declínio espiritual do poeta.
Descrição: Vidal, E. de F. D. A alma em abismo: uma análise psicanalítica do subjetivismo de Mário de Sá-Carneiro, em "Dispersão". 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9120
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduarda de Fátima Dantas Vidal.pdf663.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.