Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tavares, João Paulo Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T11:52:34Z | - |
dc.date.available | 2016-03-15T11:52:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 469 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9129 | - |
dc.description | Tavares, J. P. A. Transitividade verbal e o ensino funcionalista de língua: uma proposta didática. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho vem refletir sobre o ensino de língua materna, pois cada vez mais há uma necessidade de elaborar metodologias tendo um ensino pautado nas práticas sociais que proporcionará a análise e compreensão do texto dentro de um contexto, opondo-se ao ensino dedutivo, ou seja, o ensino de gramática normativa, descontextualizado, de frases isoladas desvinculadas dos sentidos do texto. Diante disso, temos como objetivos refletir sobre gramática, interação e ensino de língua materna e apresentar uma proposta didática a ser desenvolvida no ensino médio da educação básica acerca da transitividade verbal. Assim, a justificativa parte da necessidade de apresentar uma proposta didática que se vincule a concepção sociointeracionista: uma proposta que tenha como finalidade desenvolver no aluno competências de leitura e escrita, consistindo em um ensino reflexivo acerca do funcionamento da língua, e não somente em aspectos gramaticais, mas também textuais e discursivos. Para tanto, utilizamos como embasamentos teóricos estudos linguísticos funcionalistas como Neves (2011; 2010), Travaglia (2009), Cunha e Souza (2011), Oliveira (2010), Mendonça (2006), dentre outros. Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre funcionalismo e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos cada vez mais críticos e reflexivos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Fucionalismo | pt_BR |
dc.subject | Transitividade Formal | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.title | Transitividade verbal e o ensino funcionalista de língua: uma proposta didática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - João Paulo Aguiar Tavares.pdf | 10.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.