Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, João Paulo Aguiar-
dc.date.accessioned2016-03-15T11:52:34Z-
dc.date.available2016-03-15T11:52:34Z-
dc.date.issued2014-11-17-
dc.identifier.otherCDD 469-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9129-
dc.descriptionTavares, J. P. A. Transitividade verbal e o ensino funcionalista de língua: uma proposta didática. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho vem refletir sobre o ensino de língua materna, pois cada vez mais há uma necessidade de elaborar metodologias tendo um ensino pautado nas práticas sociais que proporcionará a análise e compreensão do texto dentro de um contexto, opondo-se ao ensino dedutivo, ou seja, o ensino de gramática normativa, descontextualizado, de frases isoladas desvinculadas dos sentidos do texto. Diante disso, temos como objetivos refletir sobre gramática, interação e ensino de língua materna e apresentar uma proposta didática a ser desenvolvida no ensino médio da educação básica acerca da transitividade verbal. Assim, a justificativa parte da necessidade de apresentar uma proposta didática que se vincule a concepção sociointeracionista: uma proposta que tenha como finalidade desenvolver no aluno competências de leitura e escrita, consistindo em um ensino reflexivo acerca do funcionamento da língua, e não somente em aspectos gramaticais, mas também textuais e discursivos. Para tanto, utilizamos como embasamentos teóricos estudos linguísticos funcionalistas como Neves (2011; 2010), Travaglia (2009), Cunha e Souza (2011), Oliveira (2010), Mendonça (2006), dentre outros. Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre funcionalismo e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos cada vez mais críticos e reflexivos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFucionalismopt_BR
dc.subjectTransitividade Formalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleTransitividade verbal e o ensino funcionalista de língua: uma proposta didáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Paulo Aguiar Tavares.pdf10.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.