Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9138
Título: La pluralidad de España: lenguas, literaturas y culturas de las micronaciones
Autor(es): Souza, Maria Mayara Araujo de
Palavras-chave: Espanha
Diversidade Cultural
Língua
Literatura
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: A Espanha é um País enorme em sua diversidade cultural e linguística desde sua formação, por isso, o espírito de independência do seu povo sempre esteve presente, principalmente nas nações periféricas da Espanha - Catalunha, Galícia e País Basco - que lutam historicamente por sua independência. Este trabalho faz uma análise desta questão desde a perspectiva de nação e identidade que reflete uma Espanha heterogênea, com ênfase nos movimentos criados no século XIX de raiz regionalista e separatista, que são os antecedentes dos nacionalismos do século XX. Nosso objetivo é demostrar a falsa ideia de nação homogênea que ainda se tem da Espanha, em uma análise nas questões das línguas e literaturas das citadas micronações. Utilizaremos, José Ortega y Gasset (1999), com seu livro “España Invertebrada” e Stuart Hall (2006), “A identidade Cultural na Pósmodernidade”, para analisar a Espanha como uma nação heterogênea na perspectiva de nação e identidade dos povos periféricos. Tomaremos como base teórica também, Lagarda et.al (2004) “Introducción a las Lenguas y Literaturas Catalana, Gallega y Vasca” e Ribera Llopis (1982), “Literaturas catalana, gallega y vasca”, nos quais os autores fazem uma introdução às línguas e literaturas Catalã, Galega e Basca. Também a dissertação de Albuquerque (2011), que trata do tema com ênfase no renascimento do século XIX. Assim, discutiremos a identidade nacional na Espanha e como até hoje as nações periféricas lutam por sua valorização cultural e linguística. Com isso, esse estudo contribui para os estudantes de literatura e os que querem estudar sobre a diversidade linguística, literária e cultural espanhola.
Descrição: Souza, M. M. A. de. La pluralidad de España: lenguas, literaturas y culturas de las micronaciones. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9138
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Mayara Araujo de Souza.pdf5.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.