Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/914
Título: Aspectos Jurídicos do Licenciamento Ambiental
Autor(es): Carvalho, Eyre Katrinne Ferreira de
Palavras-chave: Direito Ambiental
Licenciamento Ambiental
Política Nacional do Meio Ambiente
Data do documento: 12-Jun-2013
Resumo: Em nossa conjuntura atual, as atividades realizadas como investiduras do desenvolvimento e avanço num contexto sócio econômico são regidas por forças capazes de interferir amplamente no processo de desenvolvimento humano, cabendo aos recursos jurídicos impor a ordem e correta atuação dos órgãos que regem tal cenário. As transformações sofridas pelo meio ambiente ao longo dos séculos, o desenvolvimento a qualquer custo e sem qualquer noção de sustentabilidade, a dúvida de muitos em relação as verdadeiras consequências da degradação ambiental desenfreada, a dificuldade de adaptação a nova realidade ambiental, principalmente em países mais desenvolvidos, trouxeram grandes problemas em escala mundial e chamaram a atenção de toda a humanidade.A proposta desta pesquisa está basicamente em discutir sobre a problemática ambiental, traçando um elo entre o Licenciamento Ambiental e a Legislação vigente em nosso país. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico.Neste trabalho de conclusão de curso serão tratados os Aspectos Jurídicos do Licenciamento Ambiental, sendo estudados o Meio Ambiente, o Direito Ambiental atentando ao seu contexto internacional mas, com ênfase na legislação brasileira, a Política Nacional do Meio Ambiente, o Licenciamento Ambiental, discutiremos seu conceito e a quem compete a emissão das licenças ambientais, a importância do licenciamento, sendo este a principal ferramenta para uma boa gestão ambiental e para o controle de atividades e empreendimentos que causem significativa alteração das características naturais do meio ambiente, focaremos também nas atividades que são passiveis do licenciamento, no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que são instrumentos importantes da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) e constituem um documento técnico e necessário para que se conheça as conseqüências que serão geradas a partir de atividades poluidoras. Por ultimo debateremos sobre as fases do licenciamento ambiental, Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação, todas previstas em lei, que devem ser requeridas pelas empresas junto ao órgão ambiental.
Descrição: CARVALHO, E. K. F. de. Aspectos Jurídicos do Licenciamento Ambiental . 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/914
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eyre Katrinne Ferreira de Carvalho.pdfPDF - Eyre Katrinne Ferreira de Carvalho509.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.