Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9142
Título: O gênero textual panfleto: estudo cultural na sala de aula de língua inglesa
Autor(es): Nunes, Tamar Campos
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa
Sequencia Didática
Gêneros Textuais
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: Considerando aspectos do aprendizado da Língua Inglesa (LI), baseado em uma abordagem no estudo dos gêneros textuais com foco no gênero leaflet (panfleto), esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância do ensino de uma Língua Estrangeira (Inglês) através da aplicação de uma sequência didática (SD), além de analisar e discutir, de modo geral, considerações sobre o ensino-aprendizagem da habilidade de escrita em LI. A pesquisa constitui um estudo de caso, por estudar um grupo específico (RAMPAZZO, 2002), sendo os dados coletados a partir da disciplina de Estágio Supervisionado IV. A SD foi preparada a fim de trabalhar a habilidade escrita em LI, através do gênero leaflet, e foi aplicada em uma turma do 1° ano do ensino médio, em uma escola pública de Campina Grande – PB. Para desenvolver esse trabalho, tivemos como base teórica os PCNs (Brasil, 1998), Marcuschi (2008) e Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). Acreditamos que uso de uma SD é uma ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem de uma língua, uma vez que a produção do gênero leaflet foi efetuada de maneira satisfatória pelos alunos, percebendo-se a relevância que há no desenvolvimento das competências de aprendizagem através de gêneros textuais. Concluímos que esse trabalho é importante para professores, e alunos dos cursos de graduação em línguas, por mostrar como o uso de SD pode auxiliar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de escrita de Língua Estrangeira, caracterizando-se como uma importante ferramenta para o ensino, sistematicamente organizada em etapas, permitindo uma melhor avaliação no grau de aprendizagem do aluno.
Descrição: Nunes, T. C. O gênero textual panfleto: estudo cultural na sala de aula de língua inglesa. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9142
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamar Campos Nunes.pdf14.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.