Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9150
Título: "Retrato escrito" de um poeta: a receptividade virtual da poesia de José Valdecy Nabude
Autor(es): Barbosa, Melry Rute Arruda
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Cânone Literário
Composição Literária
Leitor
Internet
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: Observando o cânone literário brasileiro podemos perceber que em sua composição há um número restrito de escritores, ficando de fora muitos, cujas obras não são valorizadas com o mérito que de fato possuem, fazendo com que estes fiquem na penumbra, ou seja, que suas obras fiquem escondidas, limitadas a um número mínimo de leitores e praticamente desconhecidas. A leitura é uma atividade de construção de sentido, que implica a relação dinâmica entre autor e leitor, variando de acordo com a posição histórica e envolvimento do leitor e da sua capacidade de dialogar com o texto, e, dessa forma, na interpretação de uma obra, existe a possibilidade de emergir novos significados. Entretanto, alguns autores conseguem vencer essas sombras e se projetar visualmente, principalmente com o advento da internet, multiplicando praticamente à infinitude as possibilidades de visualização pelo público leitor. Temos por objetivo principal, neste trabalho, refletir sobre o fenômeno internético como espaço de visibilização de escritores antes não lidos, tendo como referencial de estudo o poeta José Valdecy Nabude. Com este intuito embasamos nosso estudo nas teorias de Darnton (2010), Bourdieu (1996), Chartier (1999), Jauss (1999), entre outros, enfatizando a ideia de que o leitor interfere na construção do autor, suscitando as relações dialéticas entre autor/ texto/ leitor/ contexto, sendo estas relações que favorecem a questionamentos, como: de que forma os leitores recebem o texto? Como o leitor divulga esse texto? Prescrutaremos essas relações entre autor e leitor, através da leitura de / considerações breves sobre poemas de Nabude, publicados na rede social, e o retorno imediato de seus leitores, com postagens. Tentaremos entender como a construção do sentido vai além da decodificação dos signos linguísticos, está ligada à abstração que os sujeitos atrelam ao seu modo de perceber o mundo à sua volta, de como ele recebe o texto, sendo nesse sentido que ocorre a mudança de estado de um sujeito em relação ao produto. Esperamos identificar tal construção de sentido a partir das postagens nas redes sociais, que, apesar de não se embasarem teoricamente, resumirem-se a manifestações emotivas, podem denunciar o impacto causado pelo poema no leitor comum. Através da possibilidade de emergir um novo significado para o texto, dependendo da posição histórica e envolvimento do leitor, da sua capacidade de dialogar com o texto e da concepção que o indivíduo cria da realidade, é que o sentido pode, enfim, se configurar no leitor imediato.
Descrição: Barbosa, M. R. A. "Retrato escrito" de um poeta: a receptividade virtual da poesia de José Valdecy Nabude. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9150
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Melry Rute Arruda Barbosa.pdf12.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.