Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9151
Título: A linguística aplicada e a formação de professores de Língua portuguesa: faces e interfaces
Autor(es): Silva, Gilmar Gonzaga da
Palavras-chave: Linguística Aplicada
Formação de Professor
Transdisciplinaridade
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: Em se tratando da Linguística Aplicada, partimos do princípio de que estamos diante de uma área do conhecimento que busca estudar as dificuldades apresentadas em um contexto de comunicação real, ou seja, compreender o usuário da língua nos diferentes contextos sociais que acontecem os discursos, sejam eles orais ou escritos, em espaços de interação, como a sala de aula, consultório médico, na recepção de um hotel etc. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa, sobretudo, bibliográfica, o trabalho tem como objetivo contextualizar a área de atuação da Linguística Aplicada, destacando-a como a ciência que procura identificar, compreender e problematizar as práticas sociais, bem como evidenciar a grande contribuição que ela tem dado na questão do ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa e, portanto, na formação de professores. Do ponto de vista da fundamentação teórica, tivemos contribuições de estudiosos como Kleiman e Martins (2007), Miller (2013), Moita Lopes (2009; 2006; 1998; 1996), Rajagopalan (2006), dentre outros. Os resultados apontam que hoje falar em Linguística Aplicada é falar de interesses por problemas da linguagem em contextos sociais, uma vez que os seus estudos são voltados a compreensão das manifestações de uso da linguagem na sociedade em diferentes contextos, não apenas o pedagógico. Foi possível perceber, ainda, sua presença marcante no campo de formação, pois, atualmente, há um número considerável de programas e pesquisas realizadas neste sentido, buscando formar professores/agentes críticos e reflexivos em sua docência.
Descrição: Silva, G. G. da. A linguística aplicada e a formação de professores de Língua portuguesa: faces e interfaces. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9151
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmar Gonzaga da Silva.pdf4.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.