Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9153
Título: A abordagem dos gêneros charge e tirinha no livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Barbosa, Jailma do Ramo
Palavras-chave: Livro Didático
Gêneros Textuais
Charge
Tirinha
Data do documento: 12-Dez-2014
Resumo: A todo o momento, estamos em contato com textos e os utilizamos para nos comunicar. Estes fazem parte dos mais variados gêneros que circulam na sociedade de acordo com a situação comunicativa. Desse modo, é de grande relevância trabalhá-los dentro do âmbito escolar. Assim, escolhemos dar um enfoque maior aos gêneros charge e tirinha, pois estes estão cada vez mais presentes em concursos e vestibulares. Estas, dentre outras razões, levam-nos a deduzir que o corpo discente deve estar familiarizado com gêneros de circulação social desde cedo. No espaço da sala de aula, as tirinhas e as charges devem estar na ordem do dia. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo geral analisar e discutir de que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa do ensino fundamental abordam os gêneros charge e tirinha. Diante disto, o nosso objetivo específico é investigar qual material didático estudado aborda esses gêneros de forma adequada, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos perante gêneros textuais. Mediante uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, selecionamos três coleções de livros didáticos de autores distintos de Língua Portuguesa do 6° ao 9° ano que estiveram e estão nas salas de aula do ensino fundamental da rede pública. A partir destes, fizemos uma comparação entre os materiais, evidenciando qual deles aborda os gêneros charge e tira de forma mais adequada para a formação de um leitor e cidadão crítico. Para embasar a nossa análise, utilizamos como aporte teórico documentos oficiais (PCN e OCEM), além das abordagens dos seguintes autores: Marcuschi (2005, 2008);Schneuwly & Dolz (2004); Geraldi (2006); Bakhtin (1997); Garcia (2005); Dionísio (2005) e Romualdo (2000), dentre outros.
Descrição: Barbosa, J. do R. A abordagem dos gêneros charge e tirinha no livro didático de língua portuguesa. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9153
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailma do Ramo Barbosa.pdf16.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.