Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9160
Título: O feminino na música popular brasileira: um estudo comparativo à luz das teorias semânticas e discursivas
Autor(es): Martins, Jéssica Samantha Fernandes
Palavras-chave: Análise do Discurso
Semântica
Léxico
Representação Feminina
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: O sujeito discursivo possui algumas vertentes que permitem ser analisadas de vários ângulos composicionais da linguística, sob a ótica construída através de discursos polarizados e significativos, perante uma ideologia marcante em um contexto sócio histórico próprio, constituído por ramificações estratégicas que permitem ao sujeito obter estilos singulares caracterizando a sua subjetividade. Nesta perspectiva, este trabalho se insere como pesquisa comparativa que objetiva apresentar a analise do sujeito discursivo representado pelas escolhas lexicais (semântica lexical) e imagéticas (semântica cognitiva) que dão vida aos protagonistas femininos das canções Garota de Ipanema (Tom Jobim/1962) e Ela é Top (Mc Bola/2012), ilustrados de maneiras distintas, porém, com uma linguagem própria que comprova a ideia de posição social que o sujeito (mulher) ocupa, marcado pelas vozes sociais que o compõe. Dessa forma, as teorias que fundamentam este estudo são as semânticas lexical e cognitiva (GOMES, 2003; LAKOFF, 1999; FIORIN, 2005). Buscou-se estabelecer relações de abordagem pela linguagem das músicas numa perspectiva de texto como pratica social em conexão com a experiência humana do sujeito no mundo (BAKTHIN, 1998). Os dados obtidos na pesquisa sinalizam que os elementos linguísticos (o conjunto de léxico) presentes nas duas músicas dialogam entre si, construindo efeitos de sentidos parecidos, porém apresentam ambiguidade na forma como é descrito o sujeito, isso acontece por respeito à historicidade da palavra e a sua ideologia, dada em uma sociedade dominante.
Descrição: Martins, J. S. F. O feminino na música popular brasileira: um estudo comparativo à luz das teorias semânticas e discursivas. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9160
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Samantha Fernandes Martins.pdf8.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.