Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9179
Título: A representação da identidade indígena na pena de Daniel Munduruku
Autor(es): Costa, Anailda Alves da
Palavras-chave: Educação Especial
Literatura Indígena
Hibridismo Cultural
Identidade
Data do documento: 30-Nov-2015
Resumo: Essa pesquisa surgiu de uma inquietação sobre o atenuado diálogo entre os povos citadino e da floresta na sociedade e na produção cultural. Escolhemos a temática da reconstrução da identidade indígena no campo da produção literária de Daniel Munduruku, um autor interagindo com o antigo colonizador, nos espaços acadêmicos, políticos, artísticos, etc.. Ao vasculharmos o percurso literário brasileiro, percebemos que, atualmente, com os avanços de políticas indigenistas, já encontramos obras produzidas por autores indígenas, cuja voz tenta nomear a si mesmo e a seu grupo, diferentemente dos primeiros séculos de nossa formação, em que apenas havia a referência aos povos das florestas nos movimentos literários em nosso país, e, na maioria das vezes, com um discurso arraigado no exotismo, herança do nosso passado colonial. Neste trabalho, analisamos a perspectiva política e estética de Daniel Munduruku em três narrativas de sua produção literária infantojuvenil: Coisas de Índio (2000), Um Estranho Sonho de Futuro (2004), e Os Filhos do Sangue do Céu (2005). A análise das obras constituintes do nosso corpus foi embasada por alguns teóricos que lidam, predominantemente, com os temas do hibridismo cultural e da identidade. Dentre eles, destacamos García Canclini (2003) e seu diálogo interdisciplinar sobre o processo de globalização; Woodward (2012) e Hall (2005), sobre os processos de construção identitária e a fragmentação e deslocamento da identidade cultural na modernidade.
Descrição: Costa, A. A. da. A representação da identidade indígena na pena de Daniel Munduruku. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9179
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anailda Alves da Costa.pdf13.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.