Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9196
Título: | Um relato de experiência sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular em duas escolas de Campina Grande - PB |
Autor(es): | Silva, Juliana Gomes da |
Palavras-chave: | Educação Especial Inclusão Escolar Surdos Ensino Fundamental Libras |
Data do documento: | 4-Dez-2015 |
Resumo: | O Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamentou a lei 10.436/02 de 24 de abril de 2002, propõe a difusão e o uso da Libras no Sistema Educacional Federal, Estadual, Municipal e Privado, possibilitando o desenvolvimento de políticas de inclusão de pessoas surdas. Baseado na lei e no decreto citados anteriormente, este trabalho abordará a realidade do ensino de surdos incluídos no ensino regular em duas escolas de Campina Grande, buscando compreender e analisar a situação da comunidade escolar (professores, colaboradores, coordenadores, alunos surdos e ouvintes e intérpretes) que estão se adequando a lei. Ao longo do artigo, serão apresentados relatos de situações que foram vivenciadas por mim quando atuava como professora de espanhol de dois alunos surdos do 8º ano do Ensino Fundamental. E relatos de aulas observadas em outra escola privada com alunos surdos do ensino médio, identificando elementos escolares adaptados para atenderem às necessidades desses alunos. Essa pesquisa tem o intuito de estimular a comunidade escolar a compreender a cultura surda e a língua de sinais e propor uma maior inclusão e interação de todos os envolvidos. Os resultados obtidos com essa pesquisa mostram que as escolas que estão verdadeiramente interessadas na inclusão de alunos surdos no ensino regular, buscam adaptar e aperfeiçoar sua metodologia para dispor um melhor aprendizado para seus alunos. Para este estudo dialogamos com alguns referenciais teóricos como QUADROS (1997), GESSER (2012) e LACERDA (2013) entre outros. |
Descrição: | Silva, J. G. da. Um relato de experiência sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular em duas escolas de Campina Grande - PB. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9196 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Juliana Gomes da Silva.pdf | 3.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.