Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9200
Título: | Avaliação escolar no contexto da língua portuguesa |
Autor(es): | Souto, Maria de Fátima |
Palavras-chave: | Avaliação escolar Língua portuguesa Ensino aprendizagem |
Data do documento: | 6-Dez-2014 |
Resumo: | A avaliação é um processo fundamental para a análise do desenvolvimento do ensino/aprendizagem. Ela permite identificar os pontos negativos e positivos da prática educativa, o sucesso e fracasso do aluno e do professor, bem como aperfeiçoar a metodologia utilizada em sala de aula para cumprir com os objetivos propostos para a atividade pedagógica planejada para a mediação do conhecimento. Reconhecendo isso, buscou-se, neste trabalho, ampliar os conhecimentos acerca da avaliação por meio de estudos teóricos sobre métodos e instrumentos avaliativos com enfoque na Língua Portuguesa. A pesquisa foi desenvolvida com base em metodologia de pesquisa exploratória e descritiva e teve como objetivo principal investigar as dificuldades e as propostas de avaliação dos professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental de uma escola pública estadual. O instrumento utilizado foi o questionário com questões abertas com o objetivo de analisar as concepções dos professores sobre avaliação em seu cotidiano em sala de aula. Os dados coletados foram analisados a partir do referencial teórico estudado. Para esta análise estudou-se HOFFMANN (2001), LIBÂNEO (1991), LUCKESI (1998, 2004), PERRENOUD (2009), tomando como base os PCNs de Língua Portuguesa. Observou-se que os professores reconhecem a importância da avaliação diagnóstica e formativa voltada para uma prática reflexiva e mediadora, sem constitui uma prática punitiva para o aluno. Concluímos que para haja uma avaliação eficiente é necessário que o professor estabeleça critérios e objetivos claros para compreender o desenvolvimento do aprendizado do aluno preparando para atuar e submeter-se as avaliações externas de acordo com suas competências e habilidades preparando-o para o exercício crítico de sua cidadania. |
Descrição: | SOUTO, Maria de Fátima. Avaliação da aprendizagem em Educação Física em uma escola estadual de Campina Grande-PB. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9200 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA DE FÁTIMA SOUTO.pdf | 416.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.