Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9205
Título: A funcionalidade do texto: uma abordagem sociológica
Autor(es): Santos, José Cláudio Agra dos
Palavras-chave: Texto
Leitura
Significação
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho se propõe a discutir a funcionalidade do texto para o ensino e seus aspectos sociológicos, principalmente no que diz respeito, a dificuldade de compreensão do texto pelo aluno. Discute também como acontece à aprendizagem significativa por meio do estudo do texto nas áreas do conhecimento e os mecanismos comparativos que o estudante utiliza para compreender o texto. Para realização do trabalho contou-se com o estudo da problemática a partir da revisão bibliográfica e da experienciação docente no tocante a observância da dificuldade que os alunos desde o ensino fundamental ao ensino médio têm para compreenderem o que leem, através das discussões bibliográficas correlacionando-as com a prática foi possível constatar que os alunos para construir aprendizagens significativas precisam primeiramente ter uma disposição para aprender e em segundo, o texto, o conteúdo precisa ser lógico e psicologicamente significativo, ou seja, antes de se propor uma atividade de leitura análise e compreensão de texto, ou qualquer atividade que tenha por objetivo desenvolver a aprendizagem significativa em qualquer área do conhecimento, deve-se sondar os interesses e experiências dos alunos para que os conteúdos sejam psicologicamente significativos, apontando que para isso é necessário uma mediação pelo docente no sentido de motivar e despertar o interesse e habilidades de compartilhar experiências, comparações e interagir com os diferentes contextos independente da disciplina que leciona.
Descrição: SANTOS, José Cláudio Agra dos. A funcionalidade do texto: uma abordagem sociológica. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9205
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ CLÁUDIO AGRA DOS SANTOS.pdf430.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.