Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9210
Título: Cotidiano escolar e práticas pedagógicas
Autor(es): Figueiredo, Auren Alves
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Ensino aprendizagem
Contexto escolar
Professor
Data do documento: 19-Jul-2014
Resumo: O presente estudo visa compreender a formação das diferentes práticas pedagógicas ao longo da história e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem, buscando um entendimento social e histórico aos quais a educação foi sendo moldada e adaptada. No primeiro tópico algumas ideias são elaboradas sobre o conceito de prática pedagógica. Em seguida foi apresentada a evolução das práticas pedagógicas no Brasil através de um resgate histórico. Na terceira temática serão abordadas as principais tendências pedagógicas para que os profissionais da educação possam distinguir melhor cada uma delas, relacionando- as com elementos sociais dos quais irá construir sua trajetória política- pedagógica, tendo a teoria como parte integrante da sua própria prática. Por último será discutido o papel do educador frente ao desafio contemporâneo de ensinar, onde o mesmo será mais que um mediador do conhecimento adquirido pelos alunos na vivência social, e sim um provocador e contribuinte na formação de cidadãos críticos e autônimos.
Descrição: FIGUEIREDO, Aureni Alves. Cotidiano escolar e práticas pedagógicas. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9210
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - AURENI ALVES FIGUEIREDO.pdf596.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.