Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9279
Título: As dificuldades no Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental nas Escolas Estaduais de Santa Luzia - PB
Autor(es): Nóbrega Júnior, Hotúlio José da
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Ensino de Geometria
Ensino de Matemática
Data do documento: 10-Jun-2015
Resumo: A Geometria é uma área da Matemática de extrema importância para a formação do aluno, pois é por meio da construção dos conhecimentos geométricos que o indivíduo desenvolve uma série de habilidades e competências como: a percepção espacial, a leitura de mundo e a capacidade de descrever, representar, medir e dimensionar objetos presentes na vida cotidiana. O presente trabalho tem como objetivo averiguar a concepção que os professores de Matemática de duas Escolas Públicas Estaduais Coelho Lisboa e Arlindo Bento de Morais de Santa Luzia-PB possuem em relação ao ensino de Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental e identificar as suas dificuldades. Para esse fim, foi aplicado um questionário que estabeleceu um breve perfil dos professores de Matemática das duas escolas e, a partir das respostas ficou evidenciado que, as dificuldades encontradas no ensino de Geometria recaem no fato da falta de materiais didáticos básicos para trabalhar em sala de aula, salas exclusivas para o ensino de Geometria e a falta de pré-requisito por parte dos alunos de conteúdos que fundamentam a Geometria. Com relação a uma aula ideal, declararam que, é muito importante que a mesma seja realizada por meio do uso de técnicas diversificadas, de trabalho manual que desperte nos alunos o interesse em aprender.
Descrição: NÓBREGA JÚNIOR, H. J. As dificuldades no Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental nas Escolas Estaduais de Santa Luzia - PB. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9279
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hotúlio José da Nóbrega Júnior.pdf5.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.