Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Leidiane Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T10:57:40Z | - |
dc.date.available | 2016-03-31T10:57:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-19 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9280 | - |
dc.description | COSTA, L. S. A utilização de jogos lúdicos no Ensino de Química numa Escola de Ensino Médio na Cidade de Pombal - PB. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os jogos apresentam um modelo de metodologia diferenciada, onde torna-se possível abordar os conteúdos de forma criativa, dinâmica e prazerosa, visando que a principal causa de desinteresse dos discentes pelas aulas tradicionais seja a falta de motivação. Diante disso, este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da utilização dos jogos lúdicos na disciplina de Química, pelo fato das inúmeras dificuldades de aprendizagem vivenciadas pelas aulas ministradas apenas tradicionalmente, o que acaba fazendo com que o estudante perca o interesse em estudar e conhecer novos métodos de ensino, que venha a motivá-lo no processo de aprendizagem. O jogo educativo por se caracterizar como uma ferramenta importante na construção do conhecimento dos alunos, passa a ser um recurso alternativo que oferece melhor aprimoramento e absorção dos conteúdos, que por sua vez comprovaram melhor estímulo para a aprendizagem. Foi desenvolvida uma pesquisa-ação com uma abordagem quanti-qualitativa dividida em três momentos de ensino, inicialmente foi desenvolvido um pré-teste em seguida o desenvolvimento de um jogo, e o pós teste. Ambos abordam o conteúdo ligações químicas, aplicados a discentes do 1º Ano, do turno manhã, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas. Os resultados mostram uma aceitação e melhora bastante significativas, ligados ao interesse do aluno pela atividade, tornando-se possível perceber os aspectos de coerência das regras, nível de dificuldade e conceitos que podem ser explorados durante e após o seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano Lucena Trajano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Ligações Químicas | pt_BR |
dc.subject | Jogos de Química | pt_BR |
dc.title | A utilização de jogos lúdicos no Ensino de Química numa Escola de Ensino Médio na Cidade de Pombal - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Leidiane Silva da Costa.pdf | 9.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.