Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9281
Título: Inserção do termo Rio Piancó na denominação da Bacia Hidrográfica do Piranhas - Açu e avaliação da concepção da população ribeirinha no Município de Piancó
Autor(es): Alencar, Maria da Guia dos Santos de
Palavras-chave: Rio Piancó
Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu
Comitê de Bacia Hidrográfica
Educação Ambiental
Data do documento: 23-Abr-2015
Resumo: Esta pesquisa objetivou esclarecer a inserção do termo rio Piancó na denominação do comitê de Bacia Hidrográfica do Piranhas-Açu e o impacto causado a população ribeirinha, assim como a importância desta inclusão, visto que o rio Piancó é rio principal juntamente com o Piranhas e Açu para a bacia considerada. Como o rio Piancó é a foz desta bacia hidrográfica, que abarca os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, e compreendendo que o rio é de suma importância para a vida dos que vivem as suas margens, como também para os reservatórios que dele dependem, este trabalho monográfico também abrangeu os desdobramentos decorrentes desta importância, visto que, durante anos o rio Piancó vem sendo contaminado, promovendo a extinção de peixes, o mau cheiro e lixo. Podemos constatar diversos tipos de crimes ambientais como: assoreamento, degradação da mata ciliar, apropriação de terras, aplicações de agrotóxicos herbicidas nas áreas de preservação permanente. O desmatamento em suas margens também vem se agravando drasticamente, assim como o despejo, sem controle, dos esgotos de todas as cidades que compõem o Vale do Piancó, e o esgoto que é jogado nos seus afluentes, que acabam por desaguar no leito do Piancó. Verifica-se a necessidade de métodos adequados de tratamento da água e inibição de contaminação secundária da água de beber, combinados com a promoção de higiene, sendo requisitos para prevenir a população que não tem acesso a água potável das enfermidades e até mesmo da morte. Com relação aos resultados da entrevista com os ribeirinhos, esta demonstrou que a divulgação do Comitê é deficitária e mais ainda, que diante das respostas dos ribeirinhos, o Comitê necessitaria de uma Câmara de Educação Ambiental que promovesse a conscientização e sensibilização em toda a extensão da bacia hidrográfica. Quanto a atuação do Comitê, este necessita de mudar sua estratégia de ação no que se refere a divulgação e promoção da educação ambiental em toda a extensão da bacia hidrográfica, visto que, pelo menos na região do Vale do Piancó esta atuação é ineficiente.
Descrição: ALENCAR, M. G. S. Inserção do termo Rio Piancó na denominação da Bacia Hidrográfica do Piranhas-Açu e avaliação da concepção da população ribeirinha no Município de Piancó. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9281
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Guia dos Santos de Alencar.pdf7.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.