Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9283
Título: Olimpíada Brasileira de Física: história e resultados na Paraíba
Autor(es): Tibúrcio Neto, Paulo
Palavras-chave: Olimpíada Brasileira de Física
História da OBF na Paraíba
Resultados da OBF na Paraíba
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: A Olimpíada Brasileira de Física é um programa que visa divulgar os conhecimentos e tecnologias desenvolvidas ao longo da história das ciências e tem o apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia). A OBF na Paraíba teve sua primeira edição em 2000. Até o ano de 2003 a olimpíada abrangia praticamente as cidades de João Pessoa e Campina Grande, foi apenas a partir de 2004 que o programa abrangeu as demais cidades da Paraíba. Atualmente a OBF tem sua primeira fase realizada em 25 cidades, somando um total de 77 escolas participantes. Em 2012 que a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) foi implantada no Brasil, também organizada pela SBF. Atualmente a OBFEP tem sua primeira fase realizada em 62 cidades, somando um total de 90 escolas públicas participantes. O trabalho justifica-se por sua originalidade e ainda pela relevância social de se analisar um evento que envolve cerca de mais de trezentos e cinquenta mil alunos em nível nacional e em torno de trinta mil alunos na Paraíba. Objetivamos mostrar que a olimpíada promove a descoberta de novos talentos, bem como premia professores e escolas. Apresentamos gráficos e tabelas com os resultados da OBF entre os anos de 2002 a 2014 enfatizando a colocação da Paraíba. Dentre 20 estados brasileiros a Paraíba se encontra na nona colocação no ranking nacional. Mostramos a fotos e imagens da aplicação da 3ª fase da OBF e OBFEP na cidade de Monteiro-PB 2014. Apresentamos fotos da premiação 2013 realizada na UEPB em 2013. A Olimpíada brasileira de Física é um bom programa, e demonstra a força do estudante brasileiro do ensino fundamental II, médio e técnico. É também um excelente programa para a descoberta de novos talentos na ciência brasileira, porém carece de incentivo, tanto por parte dos próprios professores das escolas, como de incentivos políticos, o que faz com que tais olimpíadas ocorram de forma “tímida” no cenário nacional.
Descrição: TIBÚRCIO NETO, P. Olimpíada Brasileira de Física: história e resultados na Paraíba. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9283
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Tibúrcio Neto.pdf6.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.