Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9295
Título: Expressões do feminino: Representações sociais e identidade no contexto da dança do ventre
Autor(es): Sousa, Letícia de Mélo
Palavras-chave: Representações sociais
Identidade social
Feminino
Dança do ventre
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: Esta pesquisa se propôs à compreender os processos psicossociais envolvidos na construção da identidade da bailarina da dança do ventre, a partir da Teoria da Identidade Social e das Representações Sociais. Participaram da pesquisa 17 alunas de dança do ventre de uma escola de dança do interior da Paraíba que tinham, em média, oito anos de prática. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas uma ficha sócio-demográfica e a entrevista semi-estruturada. O material coletado foi analisado através do método da análise de conteúdo temático-categorial. A dança do ventre configura-se para as entrevistadas como um espaço de expressão do feminino. Foi possível identificar como as representações sociais da dança do ventre e da bailarina contribuem para a construção da identidade da bailarina da dança do ventre, bem como processos de categorização e comparação que contribuem para a construção de uma identidade social positiva do grupo estudado. A prática da dança do ventre promoveu, ao longo dos anos, modificações nas representações sociais de determinados objetos e na identidade das mulheres. As mudanças positivas, principalmente de caráter psicológico, permitem afirmar que pertencer ao grupo de bailarina da dança do ventre contribuiu, positivamente, para o autoconceito de seus membros. Torna-se clara a importância do desenvolvimento de mais estudos acerca da dança do ventre, de forma a contribuir para o desenvolvimento da dança como expressão artística, como também para os estudos em Psicologia Social acerca da relação dança-subjetividade.
Descrição: SOUSA, L. de M. Expressões do feminino: Representações sociais e identidade no contexto da dança do ventre. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9295
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia de Mélo Sousa.pdfPDF - Letícia de Mélo Sousa1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.