Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9299
Título: Adesão e uso das redes sociais (SNSs): Uma proposta analítica
Autor(es): Ramos, Renalle Ruana Pessoa
Palavras-chave: Transacionismo
Redes Sociais
Pensamento Sistêmico
Social Network Sites
Data do documento: 26-Nov-2014
Resumo: O aumento expressivo na utilização da Internet tem sido diretamente vinculado ao uso das redes sociais (social network sites – SNSs), consideradas uma forma de comunicação mediada por computadores cujas peculiares as tornaram centrais na emergência da Web 2.0. Em decorrência da presença crescente no cotidiano das pessoas, os SNSs têm atraído considerável interesse de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, todavia, dado as características do fenômeno, a pesquisa na área tem sido reconhecida como um desafio não apenas metodológico, mas também teórico. Mediante tais considerações, a proposta do presente estudo consiste em apresentar uma compreensão possível do fenômeno de uso dos SNSs fundamentada no legado teórico de Viktor Frankl como visão de homem e embasada em uma compreensão sistêmica e transacionista dos fenômenos. O levantamento bibliográfico desenvolvido permitiu observar que, além das dificuldades teórico-metodológicas, existe uma dificuldade na própria delimitação do fenômeno, embora haja um reconhecimento generalizado de que o Facebook consiste no modelo ideal daquilo que se tenciona investigar. Considerando-se os pressupostos do presente estudo, as investigações na área podem ser divididas em três níveis em transação: adesão, uso e desenvolvimento. As características axiomáticas de complexidade, instabilidade e transdisciplinaridade dos SNSs evidenciam a necessidade de que as investigações considerem o novo paradigma da ciência. Acrescer um olhar a partir da Análise Existencial de Viktor Frankl permitiu uma compreensão tipicamente humana, resultando na distinção dos SNSs enquanto um fenômeno cuja massiva adesão teria sido o resultado de uma ruptura do dualismo real-virtual, que viabilizou a liberdade com responsabilidade. Com esse movimento, o ciberespaço foi humanizado e os SNSs se revelaram um espaço potencial para a realização de valores, especialmente criativos e vivenciais. Diante da constatação da fecundidade proporciona pelos pressupostos adotados, espera-se que o presente trabalho possa estimular futuras investigações a partir da base conceitual proposta.
Descrição: RAMOS, R. R. P. Adesão e uso das Redes Sociais (SNSs): uma proposta analítica. 2014. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9299
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renalle Ruana Pessoa Ramos.pdfPDF - Renalle Ruana Pessoa Ramos1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.