Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9305
Título: Desenvolvimento e validação de um método bioanalítico por cromatografia líquida ultrarrápida para determinação de clonazepam em urina
Autor(es): Pereira, Helimarcos Nunes
Palavras-chave: Toxicologia
Cromatografia
Farmacologia
Data do documento: 26-Nov-2014
Resumo: O reconhecimento do quadro de intoxicação por medicamentos é feito através do diagnóstico clínico e laboratorial. As análises toxicológicas auxiliam quando a história não é clara e os sintomas são de moderado a grave. Existem vários métodos para identificação de agentes tóxicos em amostras biológicas. A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) tem sido utilizada, desde que sejam observados os parâmetros de validação da metodologia. Tendo em vista essa problemática o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e validar uma metodologia analítica para identificação e quantificação do clonazepam em urina. Os ensaios cromatográficos foram realizados e adaptados de acordo os requisitos estabelecidos pelas Resoluções-RE nº 27 de 17 de maio de 2012 e a de nº 899, de 29 de maio de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Durante a validação foram otimizados o processo de extração do clonazepam na urina e análise cromatográfica, sendo obtidas condições apropriadas. E também foram avaliados com resultados satisfatórios os parâmetros seletividade, efeito matriz, linearidade, precisão, exatidão, recuperação e robustez, comprovando a eficiência e confiabilidade do método. Na ocorrência dos eventos toxicológicos a utilização de metodologias analíticas validadas é uma ferramenta útil para garantir métodos eficientes na detecção dos agentes tóxicos e contribuir no diagnóstico e prognóstico das intoxicações. Desta forma, a metodologia de análise de clonazepam por Cromatografia Líquida ultrarrápida pode ser uma ferramenta útil no manejo clínico do paciente intoxicado por este fármaco.
Descrição: PEREIRA, H. N. Desenvolvimento e validação de um método bioanalítico por cromatografia líquida ultrarrápida para determinação de clonazepam em urina. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9305
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helimarcos Nunes Pereira.pdfPDF - Helimarcos Nunes Pereira674.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.