Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9310
Título: Avaliação dos néctares comercializados em supermercados da cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Almeida, Michele Correia de
Palavras-chave: Néctar de fruta
Indústria alimentícia
Padrão de qualidade
Data do documento: 10-Dez-2014
Resumo: O Brasil, em função de sua vasta extensão territorial e ampla variação climática, apresenta uma das maiores diversidades de espécies frutíferas do mundo. As frutas possuem um grande valor nutricional, por conter na sua composição substâncias químicas, tais como: sais minerais, vitaminas, açúcares naturais (frutose), antioxidantes, e outras. Nos dias atuais, devido à falta de tempo e até mesmo a chegada em condições inadequadas da fruta in natura a mesa do consumidor, a procura por produtos industrializados destinados ao consumo direto, tem aumentado significativamente. E dentre os produtos industrializados mais consumidos estão às bebidas a base de frutas, existentes no mercado: o suco, o refresco e o néctar, que diferem entre si de acordo com a legislação brasileira. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química dos néctares comercializados nos supermercados da cidade de Campina Grande-PB, enfatizando os parâmetros: pH, teor de sólidos solúveis totais (°Brix), acidez total titulável e os carboidratos totais. O estudo foi realizado em néctares de pêssego, goiaba-vermelha, laranja e uva-tinto, de quatro marcas distintas, as quais foram obtidas em supermercados. As análises físico-químicas foram feitas em triplicata e realizadas no Laboratório de Físico-Química do NUPEA (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos) pertencente à UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Os resultados obtidos do pH dos néctares não puderam ser comparado com os padrões de identidade e qualidade estabelecidos pelo MAPA, pois os padrões para este parâmetro são inexistentes. Para as análises dos sólidos solúveis totais e acidez total titulável os resultados encontrados mostraram que os néctares de pêssego e goiabavermelha estavam dentro dos padrões fixados pelo MAPA, visto que, para os néctares de laranja e de uva-tinto, os padrões são omissos no órgão competente. No entanto, todas as amostras dos néctares apresentaram resultados dentro dos padrões de rotulagem estabelecidos pela ANVISA.
Descrição: ALMEIDA, M. C. de. Avaliação dos néctares comercializados em supermercados da cidade de Campina Grande - PB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9310
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michele Correia de Almeida.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.