Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9332
Título: Relação educação e cidadania na escola
Autor(es): Lopes, Suelita de Azevedo Xavier
Palavras-chave: Cidadania
Relação educação-escola
Criança cidadã
Data do documento: 19-Jul-2014
Resumo: A educação é parte fundamental na mudança de um contexto social, bem como na formação de uma sociedade mais justa e equânime, onde os professores são a peça principal nesse processo de formação cidadã da criança. A partir desse pressuposto, o presente texto monográfico apresenta uma discussão teórica sobre a importância da formação cidadã dos alunos, por meio da contribuição de vários aspectos, principalmente aqueles desenvolvidos no âmbito escolar. Para isso, o texto está dividido em três partes: no Capítulo I discutimos o histórico e conceito de cidadania, perscrutando o surgimento de tal conceito da idade antiga, particularmente na Grécia e Roma antiga, passando pelo período medieval, pela época do liberalismo, até a contemporaneidade, destacando uma evolução considerável no que concerne aos aspectos de cidadania. No Capítulo II enfocamos a cidadania no contexto da Constituição Federal de 1988, particularmente enfocando os quatro direitos do que ela trata: Direitos Individuais, Direitos Sociais, Direitos Econômicos e Direitos Políticos. Finalmente, o último Capítulo discorre sobre a relação educação e cidadania, ou educação para a cidadania, apresentando o professor enquanto mediador imprescindível nesse processo e o tema Cidadania enquanto eixo vertebrador nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Desta forma, podemos concluir o quanto é importante a relação interpessoal cotidiana para a formação de um cidadão, bem como a transmissão desses valores ao longo da vida.
Descrição: LOPES, Suelita de Azevedo Xavier. Relação educação e cidadania na escola. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9332
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SUELITA DE AZEVEDO XAVIER LOPES.pdf588.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.