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Título: Política de nucleação das escolas do campo: um estudo sobre a constituição da educação do campo e sua relação com o processo de nucleação
Autor(es): Miranda, Josinalda Neusa de Souza
Palavras-chave: Nucleação
Políticas públicas
Escolas rurais
Escolas do campo
Data do documento: 14-Jun-2016
Resumo: Este trabalho objetiva aprofundar conhecimentos a respeito das políticas públicas de nucleação e fechamento das escolas, principalmente as Escolas do Campo. Para entender melhor todo esse processo, recorremos aos diversos momentos históricos fazendo uma trajetória começando com a história das escolas Isoladas até as Escolas do Campo. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado uma pesquisa bibliográfica através de consultas em livros, revistas, internet e documentos oficiais para a formação da base metodológico-conceitual. Também utilizamos a entrevista semiestruturada para captar informações através das falas dos sujeitos envolvidos, bem como o estudo de caso, levando em consideração o contexto, a totalidade dos processos históricos sociais e econômicas. A Nucleação consiste em construir uma escola de grande porte em um determinado espaço geográfico, de forma que fique centralizada; e as demais, do entorno, são deslocadas para esta, ou seja, na prática representa o fechamento de escolas rurais, no intuito de construir escolas do Campo, isto sob o argumento da eliminação das classes multisseriadas que tem se apresentado como um problema para os sistemas de ensino municipais. O argumento dos gestores é que a nucleação possibilitará a melhoria dos indicadores educacionais; uma melhor organização das práticas pedagógicas. Analisou-se, também, em que medida a nucleação das escolas do município de Sumé tem se configurado como uma política de ampliação de acesso e permanência dos alunos na escola; a organização do trabalho pedagógico e melhorias dos indicadores educacionais. Neste sentido, faz-se necessário compreender que qualidade de educação pensa-se em construir para as escolas do Campo e o que pensam as populações do campo a respeito desta política. Após analisarmos essa trajetória histórica, social e econômica e o desenvolvimento das Escolas rurais/campo no período de duas décadas, podemos perceber que o resultado foi decrescente, mesmo sabendo dos investimentos destinados para essa população, isto revela o quanto ainda há por fazer em termos de políticas públicas para tornar explícito aquilo que ainda parece implícito. Parece que neste momento, nuclear escola ainda está sendo a melhor solução.
Descrição: MIRANDA, Josinalda Neusa de Souza. Política de nucleação das escolas do campo: um estudo sobre a constituição da educação do campo e sua relação com o processo de nucleação. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9348
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