Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9426
Título: Análise do trabalho informal na percepção dos alunos de administração da UEPB
Autor(es): Leal, Hugo Duarte
Palavras-chave: Dimensão Social
Dimensão Cultural/Legal
Dimensão Econômica
Dimensão da Administração e Qualidade
Trabalho informal
Data do documento: 16-Mar-2016
Resumo: O trabalho informal abrange as relações de trabalho, além de outras características em que é reconhecida a amplitude e importância social dessas atividades, para a economia e desenvolvimento de uma sociedade/país. Nessa pesquisa procurou-se buscar alinhar alguns dos pensamentos discutidos na literatura, a fim de abordar os diversos posicionamentos e levar esse tema para o contexto dos alunos universitários. Dessa forma o objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos alunos de administração da UEPB sobre o trabalho informal. Optou-se por uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, conduzida sob uma abordagem quantitativa. O estudo foi caracterizado em um questionário dividido em quatro dimensões, são elas: dimensão social, dimensão cultural/legal, dimensão econômica e dimensão da administração e qualidade. De acordo com os resultados percebeu-se que na dimensão social, os respondentes apresentaram uma postura desfavorável em relação ao trabalho informal, para eles o trabalho formal é a melhor opção já que está associado a uma melhor qualidade de vida e segurança social. Na dimensão cultural/legal, foi visto que a maioria dos respondentes concorda que o trabalho informal é um aspecto cultural no país, mas discordaram que trabalhar informalmente seja sinônimo de ilegalidade. Na dimensão econômica, a única afirmativa que os respondentes concordaram foi que a tributação é um dos motivos pelos quais as pessoas optam por trabalhar na informalidade, de forma geral eles se posicionaram de forma neutra. Na dimensão da administração e qualidade apesar de os respondentes concordarem que o trabalho informal deve ser mais observado pelos alunos de administração, mostraram-se com pouco conhecimento sobre o assunto, ou acharam o assunto irrelevante como mostrado nos gráficos. Conclui-se portanto que o trabalho informal, devido a sua abrangência e importância para o dinamismo econômico e social do Brasil, deve ser um assunto a ser mais observado pelos alunos de Administração.
Descrição: LEAL, H. D. Análise do trabalho informal na percepção dos alunos de administração da UEPB. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9426
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hugo Duarte Leal.pdf293.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.