Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9446
Título: | A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Geografia |
Autor(es): | Ferreira, Evyllaine Matias Veloso |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Literatura de cordel Recurso didático |
Data do documento: | 6-Dez-2014 |
Resumo: | O presente trabalho cujo título “A Literatura de Cordel como recurso didático no Ensino de Geografia”aborda de forma tangível a proposta de utilizar como recurso didático nas aulas de Geografia, a literatura de cordel. Torna-se relevante, pois, favorece a valorização da cultura, a qual os cordéis, desenvolvem um grande manifesto da cultura popular nordestina.Tendo como objetivo principalutilizar a literatura de cordel no ensino de Geografia, como um recurso didático para reconhecer a cultura nordestina, dinamizar as aulas, fugindo do tradicionalismo para desenvolver a aptidão da leitura e criticidade.Sabendo-se que a literatura de cordel é de grande importância educacional, estabelecendo a ligação entre os saberes da Geografia acadêmica, escolar e informacional. Na educação escolar os cordéis são pouco utilizáveis, por isso, propomos o resgaste cultural e informacional deste recurso, nas aulas de Geografia. Buscamos através da pesquisa bibliográfica, a partir das teorias de Santos (1988), Cavalcanti (2006), Oliveira (1998), Pontuska (2009), Filizola(2009)entre outros, identificar os problemas da Geografia ensinada de forma tradicional e evidenciar a importância dos (as) docentes de procurar estratégias e recursos didáticos que favoreçam a aprendizagem,a correlação dos conteúdos com as experiências vivenciadas pelos discentes e aulas dinâmicas, utilizando os cordéis. Que este trabalho proporcione aos docentes da Geografia, estratégias eficazes do ensino-aprendizagem. |
Descrição: | FERREIRA, Evyllaine Matias Veloso. A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Geografia. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9446 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - EVYLLAINE MATIAS VELOSO FERREIRA.pdf | 475.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.