Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9448
Título: O uso dos jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da Matemática
Autor(es): Araújo, Ewerton Bruno Silva
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Jogos matemáticos
Divisibilidade
Recurso didático
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a eficácia de uma metodologia alternativa para o ensino de Matemática: o uso de jogos. A Matemática, disciplina abstrata, formal, a ciência “exata” como muitos gostam de caracterizar, não desperta grandes paixões pelo mundo afora. Deste modo, a pergunta que permeia a cabeça de muitos professores no tocante a este respeito é: o que fazer para tentar superar estes obstáculos e proporcionar aos estudantes um ensino de Matemática prazeroso e eficaz? A ideia, portanto, foi utilizar o jogo “Dominó de Múltiplos e Divisores” como auxílio para a construção e solidificação dos diversos conceitos sobre divisibilidade. O estudo de caso, caracterizado como uma pesquisa-ação, foi desenvolvido em uma escola estadual de Campina Grande - PB. Os dados levantados se deram através de observações das atividades e questionários. Suas análises e argumentações pautaram-se em discursos de Lorenzato (2008), Moura (1994), Passos (2006), Starepravo (2009), entre outros. Em consonância com estes, foi perceptível a imensa contribuição dos jogos no desenvolvimento dos alunos. As ações realizadas foram bastante fecundas, especialmente no que se trata do aspecto motivacional dos alunos, algo que era caracteristicamente baixo.
Descrição: ARAÚJO, Ewerton Bruno Silva. O uso dos jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9448
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - EWERTON BRUNO SILVA ARAUJO.pdf2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.