Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9462
Título: Avaliação de ensino e aprendizagem e avaliação de desempenho educacional: contribuições e aspectos negativos
Autor(es): Rodrigues, Ana Claudia
Palavras-chave: Avaliação de ensino
Aprendizagem
Desempenho educacional
Data do documento: 22-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho se propõe a discutir a avaliação de ensino e aprendizagem e a avaliação de desempenho educacional, tema alvo de constantes discussões no âmbito da educação, que motiva polêmicas, tensões e inquietações constantes. Trata-se de um aspecto importante, pois ajuda a perceber a prática, revelando se esta precisa ser melhorada no decorrer do processo de ensino de aprendizagem. A avaliação contínua e formativa é necessária, porém, a prática instrumentos como testes acabam sendo necessários para uma avaliação diagnóstica mais ampla que oriente as políticas educacionais. Na perspectiva de refletir mais detidamente sobre a temática e seus desafios, este trabalho objetiva analisar o que pensam três professoras a respeito da avaliação de ensino e aprendizagem e da avaliação de desempenho de estudantes, através da Prova Brasil, enfatizando suas contribuições e aspectos negativos. Para a reflexão, nos baseamos em teóricos como Romão (1998), Demo (1998), Hadji (2001), Leite (2003), Esteban (2003),Veiga (2005), Saviani(2007), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso, realizado em uma escola pública do município de Itambé/PE. Conclui-se que a avaliação defendida por teóricos da atualidade e praticada na escola pesquisada, segundo as professoras entrevistadas, é a contínua ou processual, que promove o aluno sem a utilização de testes classificatórios. Os dois tipos de avaliação podem incluir ou excluir, vai depender de como elas se processam no ambiente da escola, pois a avaliação contínua com aprovação automática, por exemplo, pretende incluir o aluno de maneira a não julgá-lo ou desmotivá-lo, porém depreende-se que pode resultar numa falsa inclusão quando os alunos concluem o ensino fundamental sem adquirir habilidades mínimas de leitura, escrita e cálculo. De todo modo, a avaliação continua sendo de suma importância para o processo de formação do aluno.
Descrição: Rodrigues, A. C. Avaliação de ensino e aprendizagem e avaliação de desempenho educacional: contribuições e aspectos negativos. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9462
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Claudia Rodrigues.pdf524.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.