Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maricéu Batista da-
dc.date.accessioned2016-04-25T13:30:32Z-
dc.date.available2016-04-25T13:30:32Z-
dc.date.issued2014-07-15-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9505-
dc.descriptionSilva, M. B. da. Avaliação do desempenho das habilidades aritméticas. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO número está presente na vida da criança desde cedo, seja em uma música, historinha, brincadeira ou no contexto familiar e social. Com o passar do tempo, a criança vai compreendendo e dando sentido à representação simbólica dos números, como também às operações que podem ser realizadas com eles. A escola é o principal ambiente no qual a criança aprende a desenvolver as principais habilidades aritméticas. Para isso, é necessário que o professor use metodologias que promovam o desenvolvimento destas habilidades. O presente artigo buscou analisar o desempenho das habilidades aritméticas de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande - PB. Teve como objetivo discutir o processo de aquisição do conhecimento matemático dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar esta pesquisa, utilizou-se como principais teóricos Piaget, Vygotsky, Kamii, Smole, Tolledo, Dias e Seabra. A pesquisa teve caráter quantitativo e qualitativo e utilizou-se como instrumento de pesquisa a Prova de Aritmética, que possibilita uma avaliação mais abrangente do desenvolvimento e competências aritméticas. O teste foi aplicado a 41 alunos. A análise constatou que numa classificação geral os alunos apresentaram um desempenho mediano, o mesmo pode ser percebido no processamento numérico, porém houve um desempenho muito baixo na resolução de cálculos. Percebe-se a necessidade de que os professores utilizem materiais que favoreçam o desenvolvimento das habilidades aritméticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, com utilização do Material Dourado, por exemplo, dentre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Livânia Beltrão Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectHabilidades aritméticaspt_BR
dc.subjectProcessamento numéricopt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho das habilidades aritméticaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maricéu Batista da Silva.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.