Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9505
Título: | Avaliação do desempenho das habilidades aritméticas |
Autor(es): | Silva, Maricéu Batista da |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Habilidades aritméticas Processamento numérico |
Data do documento: | 15-Jul-2014 |
Resumo: | O número está presente na vida da criança desde cedo, seja em uma música, historinha, brincadeira ou no contexto familiar e social. Com o passar do tempo, a criança vai compreendendo e dando sentido à representação simbólica dos números, como também às operações que podem ser realizadas com eles. A escola é o principal ambiente no qual a criança aprende a desenvolver as principais habilidades aritméticas. Para isso, é necessário que o professor use metodologias que promovam o desenvolvimento destas habilidades. O presente artigo buscou analisar o desempenho das habilidades aritméticas de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande - PB. Teve como objetivo discutir o processo de aquisição do conhecimento matemático dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar esta pesquisa, utilizou-se como principais teóricos Piaget, Vygotsky, Kamii, Smole, Tolledo, Dias e Seabra. A pesquisa teve caráter quantitativo e qualitativo e utilizou-se como instrumento de pesquisa a Prova de Aritmética, que possibilita uma avaliação mais abrangente do desenvolvimento e competências aritméticas. O teste foi aplicado a 41 alunos. A análise constatou que numa classificação geral os alunos apresentaram um desempenho mediano, o mesmo pode ser percebido no processamento numérico, porém houve um desempenho muito baixo na resolução de cálculos. Percebe-se a necessidade de que os professores utilizem materiais que favoreçam o desenvolvimento das habilidades aritméticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, com utilização do Material Dourado, por exemplo, dentre outros. |
Descrição: | Silva, M. B. da. Avaliação do desempenho das habilidades aritméticas. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9505 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maricéu Batista da Silva.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.