Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9527
Título: Prescrição aquisitiva de bens imóveis públicos: inflexibilidade normativa versus dinamismo jurídico
Autor(es): Pereira, Ednaldo dos Santos
Palavras-chave: Usucapião
Imóvel público
Dinamismo jurídico
Data do documento: 2015
Resumo: Considerando-se que a lei deve acompanhar os fatos que lhe deram origem e lhe conferem sentido, a análise constante de sua aplicabilidade é um imperativo. Vedações extemporâneas e conflitantes com os princípios que qualificam o direito e justificam sua positivação, com a finalidade de atingir seu fim supremo – a justiça – não devem vigorar no ordenamento jurídico brasileiro, e em nenhum outro. O objetivo principal deste trabalho é discutir a possibilidade de usucapião bem público imóvel, com base na flexibilização legislativa propiciada pela interpretação dos princípios. A própria Constituição Federal de 1088 apresenta meios hábeis para a adequação de seus dispositivos, exigindo do legislador secundário capacidade de interpretar cada palavra, por imposição da mutação constitucional, que tem o poder de modificar a compreensão da literalidade texto da Carta Magna e de todo sistema de leis e códigos. Partindo-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, conclui-se que a vedação à usucapião de bens imóveis públicos merece ser repensada porque assim determina o dinamismo jurídico.
Descrição: PEREIRA, E. dos S. Prescrição aquisitiva de bens imóveis públicos: inflexibilidade normativa versus dinamismo jurídico. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9527
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednaldo dos Santos Pereira.pdf436.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.