Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9593
Título: Programa ensino médio inovador: do projeto à prática
Autor(es): Santos, Vanúbia Pontes dos
Palavras-chave: Educação
Políticas educacionais
Ensino médio
Data do documento: 29-Abr-2016
Resumo: O Ensino Médio tem sofrido ao longo dessas duas últimas décadas, profundas transformações resultantes da aplicação de políticas educacionais voltadas para a reelaboração de antigas concepções sobre sua execução e finalidade. No tocante a essas políticas, destaca-se, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), idealizado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC) e recentemente inserido nas escolas públicas. Face essas considerações, este projeto de pesquisa se propôs a refletir sobre a experiência de implantação do ProEMI na Escola Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira, situada na cidade de João Pessoa - Paraíba. Por se tratar de um estudo de caso que utiliza elementos da pesquisa qualitativa, optou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa investigou o processo de conhecimento do ProEMI pela equipe gestora, a organização estrutural da escola, o redesenho curricular e a aceitação da educação em tempo integral pelos estudantes. Constatou-se que, há um distanciamento entre as orientações do Programa e as condições em que este é desenvolvido na escola, comprometendo o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras que garantam à formação integral dos estudantes
Descrição: SANTOS, Vanúbia Pontes dos . Programa ensino médio inovador: do projeto à prática. 2014. 32f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9593
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanúbia Pontes dos Santos.pdfPDF - Vanúbia Pontes dos Santos710.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.