Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9600
Título: | Gênero, sexualidade e educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais: desafios e perspectivas |
Autor(es): | Brito, Anyara Medeiros de |
Palavras-chave: | Psicologia sexual Identidade de gênero Sexualidade Educação PCNs |
Data do documento: | 30-Jul-2014 |
Resumo: | Esta pesquisa teve a finalidade de discutir as questões de gênero e sexualidade no âmbito da Educação Infantil. Para tanto, decidiu-se pela investigação bibliográfica do tema a partir de uma contextualização ligada aos estudos de teóricos com Altmann (2012), Frison (2008), Louro (2002), Scott (1998), Souza (2005) dentre outros pesquisadores e tem o objetivo de discutir as relações de gênero e sexualidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Além disso, pretendeu-se verificar como a escola contribui para o processo de reprodução de papéis pré-determinados para meninos e meninas e que constitui na aprendizagem de um comportamento padrão referente a masculino e feminino que culmina na desigualdade entre os gêneros. Portanto, esse estudo se justifica pela relevância em discutir uma temática que sempre foi tabu e que não alcançava o espaço de sala de aula. Sendo assim, a proposta deste trabalho foi problematizar a situação de gênero e sexualidade no contexto da Educação Infantil. |
Descrição: | BRITO, A. M. de. Gênero, sexualidade e educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais: desafios e perspectivas. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9600 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Anyara Medeiros de Brito.pdf | 7.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.